VÍDEO: "Não teremos um evento igual a 2024, mas o cenário que se mostra aponta para possíveis cheias no Estado", alerta meteorologista sobre previsão do tempo a partir da próxima semana

VÍDEO:

Foto: Beto Albert (Diário)


O mês de maio, que teve início nesta quinta-feira (1º), promete ser de chuvas em excesso no Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, ao programa Fim de Tarde CDN, na Rádio CDN (93.5 FM), será necessário redobrar a atenção a partir da próxima quarta-feira (7), quando a instabilidade deve chegar no Estado, com previsão de inundações e acumulados na casa dos 200 milímetros. Confira o vídeo completo:


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– A partir da próxima quarta-feira (7) até o dia 13, a dinâmica atmosférica se modifica totalmente e se volta para o Estado. Isso significa que há risco de chuva forte e inundações. Será necessário atenção redobrada para esse período – alerta.


O meteorologista explica que haverá um estabelecimento de um sistema de alta pressão no sudeste do país, o que fará a instabilidade migrar para o sul, inclusive na Região Central:


– Não teremos um evento igual ou pior a 2024, mas o cenário que se mostra pelos nossos estudos dá indícios de possíveis cheias no Rio Grande do Sul. Hoje, as bacias hidrográficas mais afetadas por essa futura chuva seriam Uruguai, Jacuí e Rio Santa Maria. Por isso, atenção para a Região Centro, Planalto, Missões e divisa com Santa Catarina. A chance é de chuva de mais de 150 a 200 milímetros nesses locais.


A chuva em excesso inunda a terra e as atenções também se voltam às áreas de risco de Santa Maria, que podem sofrer com novos deslizamentos, segundo Verardo:


– Há, sim, condições para deslizamentos. Neste ano, diferentemente do ano passado, temos um solo um pouco mais seco, por causa da estiagem do verão. Mas é necessário atenção redobrada.


Assista a entrevista completa no programa Fim de Tarde CDN:


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agudo foi a 6ª cidade com mais propriedades atingidas por deslizamentos de terra na enchente de 2024 e outras 5 notícias Anterior

Agudo foi a 6ª cidade com mais propriedades atingidas por deslizamentos de terra na enchente de 2024 e outras 5 notícias

Cerca de 5 mil pessoas caminham juntas na Marcha Para Jesus em Santa Maria Próximo

Cerca de 5 mil pessoas caminham juntas na Marcha Para Jesus em Santa Maria

Geral